quarta-feira, 21 de agosto de 2013

BIDE: UM CRAQUE PRÁ FIGURAR NA HISTÓRIA DO FUTEBOL

Bide Costa: um craque que hoje, por certo, faria o maior sucesso em clubes como o Sport Club Internacional ou no antigo Real Madrid ou, ainda hoje, no Barcelona.
Conta a história que o jogador BIDE COSTA - um verdadeiro craque da bola que jogava no tempo em que os salários pagos pelos clubes era desse tamanho "ó" -, endiabrado com a bola nos pés e indesejado por qualquer defensor dos times adversários, foi a grande estrela de um fato ou feito inigualável e hoje jamais permitido por qualquer clube, assim como aconteceu nos anos 60 ou 70.

Era um atacante "imarcável". Seus dribles geniais, sua agilidade física e mental, acabavam com o moral de qualquer zagueiro adversário. Nesse tempo havia o Adão, um treinador de adolescentes jogadores que, com sua visão e conhecimento do bom futebol, sempre procurava levar os bons de bola para experiências ou testes tanto no Internacional como no Grêmio.

E lá, no Estádio dos Eucaliptos, Adão levou o endiabrado BIDE para um teste no Internacional. Bide fardado aguardou todo o primeiro tempo do treino na expectativa de ter uma oportunidade de mostrar o seu talento de um verdadeiro e nato craque, que botava no bolso muitos Ronaldões de hoje. O tempo passava e o BIDE cada vez mais irritado, pois não era do seu feitio ficar no banco esperando pelo "favor" de mostrar suas qualidades de jogador de futebol.

De repente, já no meio do segundo tempo do treino, o técnico Abílio dos Reis (lembrei graças a colaboração da Aline Costa) o chamou e mandou que entrasse em campo. BIDE já estava irritadamente impaciente. Assim, a primeira bola que passaram para ele, dominou e com um leve toque levantou a bola até a cabeça e assim foi levando até a entrada da grande área sem que seu marcador pudesse impedí-lo. E só o deteve com um choque de corpo.

O treino continuava normalmente até que BIDE foi novamente lançado. Dominou a bola e com seu talento de um genial craque driblou uns três zagueiros do time principal, inclusive o goleiro. E quando todos imaginavam que entraria com bola e tudo no gol, surpreendeu ao parar a bola quase sobre a linha do gol, voltou-se para o meio do campo e desferiu um bico na bola, jogando-a de volta ao centro do campo numa demonstração da sua irritabilidade pela demora no banco e, assim, exaltando o seu talento num menoscaso.

Como não podia ser diferente, já que BIDE havia humilhado os zagueiros do time principal por duas vezes, além de uma atitude inadimissível que, em lugar de fazer o gol, deu um bico na bola em direção ao centro do campo, o técnico Abílio dos Reis apitou e mostrou a direção do vestiário para o BIDE. Assim, acabou, profissionalmente, a carreira de um verdadeiro e inimitável craque, que mal estava começando, mas que valeu para o genial craque provar que ele não se tratava de um jogador mediano que teria que se contentar em ficar no banco de reservas até que o técnico decidisse autorizar a sua entrada para o treino. Acabou no chuveiro e com isso a sua carreira de jogador profissional, lamentavelmente para o bom futebol profissional.

*** Contatos via e-mail: la-stampa@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário