domingo, 14 de setembro de 2014

UM POUCO DA HISTÓRIA DO TRADICIONAL SPORT CLUB BRASIL


O Sport Club Brasil, cujo estádio existiu em terras que pertenceu a Antonio Silva (Nico Carreteiro), que chegou em Canoas no ano de 1890, onde foi um bem sucedido comerciante com estabelecimento localizado à Rua Dr. Barcelos, como revelou o neto Manoel Herzer da Silva (o Maneca que também integrava o S. C. Brasil (foto), em 1958), foi um dos dois clubes - o outro era o Esporte Clube Canoense, que teve entre seus craques como centroavante o general de Exército e ex-Ministro em três pastas diferentes no período da Ditadura Militar, Rubem Carlos Ludwig - que à época dividiam as torcidas dos canoenses e pelos quais passaram verdadeiros craques da bola, como o goleiro Alberto Silveira, que jogou no Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, onde foi heptacampeão gaúcho, conquistado na década de 60.

Alberto Silveira, que faleceu aos 74 anos de idade, em Porto Alegre, onde passou a morar no bairro Ipanema depois de alguns anos, foi titular nas conquistas do Tricolor Gaúcho em 1963, 65, 66, 67 e 68. Alberto formou uma defesa que tinha ainda Altemir, Aírton "Pavilhão", Áureo, Ercílio e Ortunho. Jogou, também, ao lado de lendas gremistas como Everaldo (o único gaúcho campeão do Mundo no tri-campeonato de 1970) e Alcindo Martha de Freitas, também ex-jogador da Seleção Brasileira no mundial de 1966 ao lado do "rei" Pelé.

Alberto Silveira chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira, atuando também na companhia do "rei" Pelé e outros craques, e seu nome era cotado como provável convocado para a Copa do Mundo de 1970, mas um impasse na renovação de contrato com o Grêmio, em 1969, acabou emperrando a brilhante e exitosa carreira do goleiro: Grêmio e Alberto não chegaram a um acordo e assim m o atleta foi colocado na "geladeira", ficando mais de um ano sem poder jogar. Antes, em 1968, foi considerado o melhor goleiro do Torneio "Roberto Gomes Pedrosa", o embrião do hoje Campeonato Brasileiro ou Brasileirão.
Everaldo, único gaúcho tricampeão do mundo pela Seleção Brasileira de 1970, e o goleiro Alberto Silveira, heptacampeão gaúcho de 1963 a 1968.
Contatos via e-mail: la-stampa@ig.com.br

Um comentário:

  1. Pode me esclarecer se o garoto Ivo Hofmann, de Canoas, é o mesmo que treinou o Alecrim, de Natal, e o Baraúnas, de Mossoró/RN, nos anos 70/80? Caso afirmativo pode acrescentar dados da carreira dele no RS? Obrigado.

    ResponderExcluir