sábado, 25 de junho de 2011

Logotipos de Clubes de Futebol de Canoas

FUNDAÇÃO E DISTINTIVOS DE CLUBES DE CANOAS - 1  

Dos muitos clubes de futebol que surgiram em Canoas, e outros tantos que já desapareceram, resgatamos para a lembrança e para a história, os distintivos dos principais times. Procuramos durante bom tempo resgatar o distintivo do Grêmio Esportivo Veronese, o primeiro time canoense a disputar um campeonato da Primeira Divisão do Futebol do Rio Grande do Sul, em 1958, porém ainda não conseguimos. Nem mesmo junto à Liga Canoense de Futebol obtivemos êxito. Mas vamos continuar a busca ... 

Assim, ficam esses para relembrar.
1 - Logotipos ou escudos de diversos clubes de futebol de Canoas e que passam a compor esse acervo histórico.


FUNDAÇÃO E DISTINTIVOS DE CLUBES DE CANOAS - 2 

Apesar das pesquisas e contatos no intuito de conseguir alguns outros distintivos de importantes clubes de futebol de Canoas, não conseguimos o do Esporte Clube Oriente, clube de onde sairam grandes craques como o goleiro Alberto, que depois jogou no Grêmio e foi convocado para a Seleção Brasileira de Futebol, encerrando sua carreira no Bangu, do Rio de Janeiro. Vilmar, que nos anos 60 e 70 foi centroavante do S. C. Internacional, assim como Claudiomiro, que marcou o primeiro gol na era do Estádio Beira-Rio, em 06/04/1969. Léo Fonseca, que atuou por longo tempo no Esporte Clube Cruzeiro de Porto Alegre e integrou, juntamente com outro canoense Walter Spiess (Valtão), a equipe do Cruzeiro na primeira excursão de um clube gaúcho à Europa, ainda na década de 50. 
Mas vamos continuar na pesquisa e nos contatos para que tanto o Esporte Clube Oriente, que ainda atua no futebol citadino, assim como o Grêmio Esportivo Veronese, há anos extinto e que tinha seu estádio na Vila Machadinho, em Canoas, foi o primeiro clube de Canoas a disputar o campeonato Estadual da Primeira Divisão, competindo com clubes da Região Planalto.
2 - Mais logotipos, distintivos ou escudos de clubes de futebol de Canoas, que enriquecem esse acervo de resgate histórico.


DISTINTIVOS DE CLUBES DE FUTEBOL DE CANOAS - 3 

Aqui mais uma gama de distintivos ou escudos de clubes de futebol de Canoas, cuja coleção está contando com a colaboração de amigos e diversos internautas interessados em preservar a história do Futebol de Canoas, que muitos craques já formou para o futebol ga[úcho e brasileiro, como: Danton Araújo (Grêmio e Seleção Gaúcha), goleiros Henrique, Alberto (Seleção Brasileira) e Ademir Maria (Seleção Brasileira de Juniores); Breno Mello, que acabou se tornando estrela do filme franco-brasileiro "Orpheu de Noir" (Orfeu Negro ou Orfeu do Carnaval), Dejair, Casemiro e os que integraram a Seleção Brasileira de Futebol, como: Claudimiro Ferreira, João Batista da Silva e Paulo Roberto Falcão, entre outros tantos. 

O espaço continua à disposição dos interessados e dos que desejam colaborar para enriquecer ainda mais a História do Futebol de Canoas.
Distintivos ou escudos de clubes de futebol de Canoas com destaque para o G. E. Veronese e a S. C. Oriente.

Postados em outro blog em 25/12/2008, 01/01/2009 e 11/02/2010, repectivamente.

* Para ampliar basta um clic sobre as imagens.
** Contatos via e-mal? la-stampa@ig.com.br

Um comentário:

  1. Muy completo su informe. Pero no veo incluído al Club Penharol de Canoas. Me gustaría me informara sobre su existencia. Gracias
    Emilio Susena - emiliosusena@gmail.com

    ResponderExcluir