domingo, 2 de outubro de 2011

Os grandes destaques do futebol amador e futebol de salão de Canoas

1963 - Time do Clube Atlético Vasco da Gama (da rua com o mesmo nome), campeão juvenil de Canoas - Em pé: Três jogadores oriúndos do G. E. Renner, Vanderley Martins Oliveira (Cadela), Carlinhos Costa (Zefa) e o técnico André Soares. Agachados: ..., Cláudio Fernando Martini, Betão Soares e Célio Soares.
Time de futebol de salão da ASMC - Associação dos Servidores Municipais de Canoas. O quarto em pé, da esquerda para a direita, é o Ernâni e o terceiro agachado, da esquerda para a direita, o Carlinhos Costa (Zefa).
Em pé: Quarenta, Nery Trindade de Oliveira, Rogério Kieling, Zequinha, Cláudio e Carlinhos Costas (Zefa). Agachados: Tamir Valdes, Betão Soares, Prego, Bide Costa e André Soares.
Futebol de Salão - Em pé: Mariozinho, Zefa e ... - Agachados: Bide Costa e ...
Futebol de salão - Em pé: Ernâni, Carlinhos Costa (Zefa) e  Telmo D´Avila. Agachados:  Solon Szekir, Heron e  Athos.
Seleção do Colégio Comercial de Canoas - Em pé: Raul, Luiz Maurício Scolari, ..., Cláudio Cardoso, Ney Carvalho e Juarez. Agachados: Cléo, Prego, Marino Cassenotti, .... e Carlinhos Costa (Zefa).
Em pe: Adalberto Schen, Carlos Gilberto Fernandes Vargas (Giba), Betão Soares, Mário Feijó e Carlinhos (Zefa) Costa. Agachados: Alceu Medeiros (Zi), Tamir Valdes, Marino Cassenotti e Raul.
Clube Gaúcho - Futebol de salão: Gilberto, Iran Blanke, Pepe, Augusto e Roberto Vesieli. Agachados: Bide, Tamir Valdez, Betão Soares e Carlinhos (Zefa). 
Pois, felizmente Canoas tem sido um celeiro de grandes craques, e, além disso, nos anos 60, 70 e 80 esteve sempre muito bem servida de times de futebol, seja de campo ou de salão. Parafraseando o que vem sendo dito pela crônica esportiva nacional em relação ao Brasil, "Canoas é a cidade do futebol". Daqui saíram para os principais clubes brasileiros grandes e geniais craques. Mesmo não querendo nos repetir temos que citar nomes de craques de expressão até internacional, como Paulo Roberto FALCÃO, João BATISTA da Silva, CLAUDIOMIRO Estrais Ferreira, BRENO MELLO (do G. E. Renner, o famoso e inesquecível "Papão de 54", que depois virou ator de cinema, estrelando o filme "Orpée Noir" ou "Orfeu Negro", uma co-produção franco-brasileira), goleiros ALBERTO, HENRIQUE, ADEMIR MARIA (Seleção Brasileira de Juniores), DANTON Andrade Araújo (Seleção Gaúcha), Luiz Felipe Scolari - o Felipão -, que se notabilizou mesmo como técnico de futebol, entre outros tantos.

Mas existiam, mesmo que no futebol amador, ou no futebol de salão, verdadeiros malabaristas da bola que jamais galgaram a glória como craques por opção, como BIDE , exemplo e talento seguido pela seu irmão MARIOZINHO, que teremos entre as fotos que enriquecem ainda mais o nosso Acervo Fotográfico, e que nos foi cedidas pelos goleiro do futebol de salão, primeiramente do Clube Atlético Vasco da Gama (da rua com o mesmo nome) e depois Clube Gaúcho, ligado ao Clube de Bolão Gaúcho, José Carlos Costa ou Carlinhos e para outros tantos apenas Zefa.

QUEM TIVER FOTOS E PUDER COLABORAR BASTA CONTATAR VIA E-MAIL: la-stampa@ig.com.br, contato com Xico Júnior: o acervista.
Clube Atlético Vasco da Gama - Em pé:...., Célio Soares, Caio e Eraldo. Agachados: Enio Francisco Almeida, Carlinhos (Zefa), Prego e Kinho.  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário